Colgate lidera menções a marcas de higiene pessoal nas redes sociais

30 MAIO 2013

A Colgate foi a marca de higiene pessoal com mais menções nas redes sociais, entre abril de 2012 e março de 2013, de acordo com a informação do serviço Social Media Explorer do Grupo Marktest.

Os dados mostram que a interação com estas marcas é maior do que a que se observa em outros sectores. São muito frequentes as menções a “links” (de “posts” de páginas Facebook, vídeos de Youtube, “sites”) dessas marcas, ou a passatempos promovidos por elas ou por terceiros, e habitualmente as referências são positivas. A
As menções a passatempos são mais frequentes com as marcas Dove, L'Oréal, Vichy, Vasenol, Garnier, Pantene e Veet. Em termos de partilhas a partir de páginas de Facebook, encontra-se maior volume relativamente às marcas Axe, Dove, L'Oréal, Vichy, Dodot, Garnier e Pantene. Fora das páginas Facebook, existem também muitas partilhas do seu canal Youtube e do próprio “site”, no caso da Dodot. Ainda, no caso da Gillette, existem muitas partilhas de vídeos do canal Youtube da Gillette Brasil.

Além deste tipo de interações, ocorreram alguns fenómenos virais que aumentaram bastante o número de menções a estas marcas, principalmente no caso da Colgate. Um desses fenómenos deveu-se a um artigo a advertir que os produtos da Colgate e da Dove teriam, alegamente, uma substância com efeitos nocivos, o LSS. Outro desses fenómenos foi a partilha de um anúncio da Colgate (sobre o fio dental da Colgate) com comentários positivos relativamente à eficácia do mesmo. Houve outro fenómeno viral através dos anúncios da Linic com Cristiano Ronaldo, que foram muito partilhados e comentados a partir do Youtube.

A maioria das marcas denota uma postura madura em termos de presença nas redes sociais através das suas páginas Facebook, com uma constante preocupação de atualização de conteúdos que tentam criar uma relação próxima com os seus clientes ou potenciais clientes. Dove (mais de 13 milhões de fãs) e Vichy (mais de dois milhões de fãs) são marcas que optaram pela estratégia de terem uma página de Facebook internacional, daí o elevado número de fãs, enquanto outras optaram por uma página nacional, casos da Axe (323 mil), L'Oréal (236 mil), Pantene (214 mil), Garnier (189 mil), Gillette (84 mil), Nivea (80 mil), Dodot (31 mil), Veet (20 mil) e Evax (17 mil).