Pingo Doce anuncia vencedor na categoria de ilustração

8 SETEMBRO 2014
Luís Belo, de 26 anos, com o pseudónimo Emília Laranja, recebeu, das mãos do Diretor-Geral do Pingo Doce, o troféu de vencedor na categoria de Ilustração da 1ª edição do Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce.

O Júri, presidido pela Alêtheia Editores na pessoa de Zita Seabra e composto por André Letria, Inês Moura Paes, Pedro Sousa Pereira e Sara Miranda, escolheu este candidato como o que melhor respondeu ao desafio de ilustrar a história “De onde vêm as Bruxas?”, da autoria de Joana Lopes, vencedora na categoria de texto.

Luís Belo é licenciado em Artes Plásticas e Multimédia pela Escola Superior de Educação de Viseu e tem feito da imagem, nas suas mais variadas formas de expressão, o centro da sua atividade.

Este prémio significa muito para mim. É um valioso reconhecimento do meu trabalho por pessoas cuja obra respeito muito. Em segundo lugar, irá permitir-me pôr em prática alguns projetos que de outra forma seria muito difícil concretizar. É o melhor voto de confiança que poderia receber e sinto-me grato por isso”, afirma Luís Belo.

Luís Belo vai receber um prémio monetário de 25 mil euros aquando do lançamento do livro, previsto para o próximo mês de novembro, e que vai estar disponível em cerca de 300 lojas Pingo Doce.

Num total de mais de 400 candidaturas oriundas de todas as regiões de Portugal Continental e também das Ilhas, foram tal como na fase de texto, as regiões da Grande Lisboa e Norte as que reuniram maior número de candidaturas. As mulheres representaram cerca de 75% do total de candidatos e a faixa etária que mais obras submeteu à avaliação do Júri situou-se entre os 20 e os 40 anos.