Chinesa Shuanghui torna-se principal acionista da Campofrio

3 JUNHO 2013

A chinesa Shuanghui International Holdings chegou a acordo com Smithfield Foods, principal acionista da Camprofrio, com uma participação de 36,99% por 5.504 milhões de euros.

O acordo indica que o grupo asiático pagará aos acionistas da Smithfield Foods 34 dólares por cada título da companhia em seu poder, o que representa uma valorização de 31% face ao preço de fecho desta 3.ª feira.

O presidente e conselheiro delegado da Smithfield Foods, Larry Pope, considera que se trata de uma grande operação para as pessoas relacionadas com o grupo norte-americano, não se afigurando, sendo o responsável, grandes mudanças face ao funcionamento da empresa.

A operação deverá estar concluída na segunda metade de 2013, altura na qual as ações da Smithfield deixarão de ser cotadas como parte da empresa norte-americana e passarão a integrar o grupo chinês, como uma filial independente controlada a 100% pela Shuanghui International Holdings Limited que continuará a operar sob a denominação Smithfield Foods.

A empresa chinesa comprometeu-se a manter os acordos coletivos de trabalho, assim como confirmou que não procederá ao encerramento de nenhum centro de produção, com a empresa a manter asua sede em Smithfield, Virgínia.