Rolha de cortiça valoriza preço médio do vinho

17 SETEMBRO 2014
A análise da evolução de vendas do TOP 100 de marcas premium nos EUA indica que desde 2010, ano em que se iniciou o estudo, foi registado um crescimento de 30% na quota de mercado dos vinhos com rolha de cortiça, o que compara com o registo de 9% observado nos vinhos vedados com vedantes alternativos.

Se analisadas as vendas anuais por marca, regista-se um aumento de 7% nos vinhos com rolha de cortiça relativamente ao ano anterior, praticamente duplicando o crescimento global do TOP 100 de marcas premium, na ordem dos 4%.

De acordo com os dados da AC Nielsen, o papel da rolha de cortiça na valorização do vinho saiu reforçado no último estudo. O preço médio dos vinhos com rolha de cortiça foi de 10 euros, um valor superior em 3,15 euros (+ 46%) ao dos vinhos vedados com vedantes alternativos.

Carlos Jesus, diretor de comunicação e marketing da Corticeira Amorim, destaca que “estes números são encorajadores pois os EUA são um mercado muito relevante para o sector da cortiça e um importante definidor de tendências a nível internacional. Sendo atualmente o maior mercado mundial consumidor de vinho, estes dados são ainda mais relevantes se tivermos em conta que os EUA apresentam um grande potencial de crescimento de consumo per capita.