Consumidores atentos às mensagens nas embalagens

17 SETEMBRO 2014
Os consumidores portugueses consideram as embalagens de cartão da Tetra Pak um meio de comunicação eficaz, pois estão acessíveis a todos e comunicam diretamente com eles (98%). Estas são algumas das principais conclusões de um estudo promovido pela Tetra Pak sobre a perceção que os consumidores têm em relação às mensagens transmitidas nas suas embalagens.

Os resultados revelam que, em Portugal, 66% dos inquiridos referem ter visto nas embalagens de cartão da Tetra Pak mensagens sobre as características dessas embalagens. Desses, 55% mencionaram em espontâneo aspetos relacionados com reciclagem, proteção do ambiente ou conservação dos produtos. “A Tetra Pak tem vindo a realizar um grande esforço para promover a reciclagem junto dos consumidores e sensibilizar para a preservação do ambiente, seja através de mensagens nas suas embalagens, seja através de ações específicas, de que são exemplos a campanha “Sim, é no Amarelo” e a exposição interativa “A Reciclagem das Embalagens”, que já chegou a mais de seis milhões de pessoas”, explica Ingrid Falcão, responsável de Ambiente da Tetra Pak em Portugal.

De acordo com o estudo, mais de metade dos inquiridos afirma gostar e ter interesse por este tipo de mensagens nas embalagens, revelando mesmo recordarem-se do conteúdo das mesmas. Comparativamente a 2013, verifica-se um aumento de pessoas que se recordam de ter visto pelo menos uma das mensagens da Tetra Pak. “Estes resultados vêm demonstrar que as embalagens podem funcionar de forma muito positiva como suporte de comunicação, já que a mensagem chega até ao consumidor final. No caso da Tetra Pak, este meio tem sido sobretudo utilizado para a sensibilização ambiental”, acrescenta.

Os inquiridos mostram-se, ainda, conscientes dos valores e benefícios das embalagens de cartão para alimentos, que acreditam ser uma boa opção pelo facto de serem recicláveis (81%), práticas (77%), higiénicas (75%), conservarem bem os alimentos (74%) e respeitarem o meio ambiente (72%).