Japão no foco da promoção dos vinhos portugueses

22 SETEMBRO 2014
A primeira Prova Anual dos Vinhos de Portugal, a realizar-se no próximo dia 7 de outubro, em Happo-en, em Tóquio, contará com a participação de 30 produtores nacionais, que colocarão em degustação 241 vinhos. Esta vai assinalar a estreia da aproximação dos vinhos portugueses a distribuidores, compradores, outros profissionais, jornalistas e público em geral.

A prova anual será composta por o Seminário sobre a diversidade dos vinhos portugueses conduzido pelo Master Sommelier João Pires, seguido pela Prova Anual de vinhos portugueses. Englobará ainda a final da primeira edição do concurso para a eleição do “Wines of Portugal Japanese Sommelier of the Year”, organizado pela ViniPortugal em parceria com a Japanese Sommelier Association.

A semifinal deste concurso foi realizada em 10 cidades Japonesas. Agora os 10 finalistas vêm competir a Tóquio pelo primeiro prémio, que contempla uma bolsa para formação sobre Vinhos de Portugal no valor de 4 mil euros e uma viagem a Portugal. Os quatro finalistas ganharão uma viagem a Portugal, onde terão oportunidade de conhecer as principais regiões vitivinícolas nacionais.

Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, afirma, “De acordo com alguns estudos de mercado do vinho o Japão é, juntamente com EUA, Canadá, Suécia Noruega e Finlândia, um dos mercados em que o vinho se está a tornar uma tendência dominante e, por via disso, tem tido um crescimento significativo. O Japão possui ainda um elevado conhecimento da história de Portugal e uma consequente afinidade, para além de uma intensa cultura de vinho, com mais de 30 sommeliers, o que denuncia uma oportunidade para os Vinhos de Portugal, até pelo seu carácter gastronómico.