Grupo IKEA alarga venda de sistemas solares residenciais a 8 países

23 SETEMBRO 2014
O Grupo IKEA acaba de anunciar que, antes do final deste ano, vai expandir a sua oferta de equipamentos de produção residencial de energia do Reino Unido para a Holanda e Suíça. Durante os próximos 18 meses, a oferta vai também estar disponível em mais seis países.

A IKEA está também a fazer progressos no investimento de 1.500 milhões de euros em energia eólica e solar para as suas próprias operações. Até ao momento instalou 700.000 painéis solares nas suas lojas e edifícios e está empenhado em deter e operar 224 turbinas eólicas, como parte do objetivo de usar energia 100% renovável até 2020.

A marca sueca assume ainda um novo compromisso ambiental: até 2020, todo o plástico utilizado nos seus produtos de decoração para a casa será 100% renovável e/ou reciclado. Segundo a empresa, esta alteração poderá reduzir as emissões de CO2 em cerca de 700.000 toneladas por ano.

As novidades foram reveladas em Nova Iorque por Peter Agnefjäll, presidente e CEO do Grupo IKEA, na véspera da Cimeira do Clima da ONU, onde marcou presença para apelar a medidas mais ambiciosas no combate às alterações climáticas.

Os sistemas solares residenciais vão estar disponíveis na primeira loja holandesa, a 28 de outubro e na primeira loja suíça em meados de dezembro, através de uma parceria com a Hanergy. A oferta vai incluir a instalação completa e a garantia dos painéis solares num pacote. Os painéis solares estão, atualmente, em comercialização nas 18 lojas do Reino Unido.