Sector cervejeiro limita horário de comunicação publicitária de marcas de cerveja sem álcool

24 SETEMBRO 2014
A APCV – Associação Portuguesa de Produtores de Cerveja, que congrega todas as empresas cervejeiras a operar em Portugal, anunciou a decisão voluntária de se abster de fazer publicidade em televisão e rádio, entre as 7 horas e as 22 horas e 30 minutos, a marcas de cerveja sem álcool e que tenham sobre a mesma “umbrella” cerveja com álcool.

Neste sentido, a partir de hoje, por decisão em sede de autorregulação, as cervejas sem álcool, que usam a mesma marca para cervejas com álcool, passam a ter a mesma regra que já existe na legislação mas aplicável apenas a cervejas com álcool.

A APCV anuncia igualmente que, no caso da comunicação comercial de cervejas com álcool, acordou com o ICAP - Instituto Civil da Autodisciplina da Comunicação Comercial, no âmbito da implementação do Código de Auto-Regulação dos Cervejeiros Portugueses para a Comunicação Comercial, o envio prévio para visionamento por este instituto de toda a comunicação de marcas de cerveja com álcool nos formatos publicitários de outdoor, nomeadamente em mupies e nos tamanho 8X3, onde se inclui também a análise da mensagem de responsabilidade social “Seja responsável. Beba com moderação”.

Com a entrada em vigor desta limitação voluntária, mais de 90% do investimento publicitário das empresas cervejeiras associadas da APCV é monitorizado pelo ICAP. Um compromisso que teve início em 2007 e que tem sido constantemente alargado a novos formatos. Para o secretário-geral da APCV, Francisco Gírio, “estas duas novas medidas de autorregulação agora anunciadas e implementadas reforçam o pioneirismo do sector cervejeiro nacional na credibilização da autorregulação, capaz de implementar e rever os limites e parâmetros de atuação das empresas no âmbito da comunicação comercial. Este é um compromisso da APCV e dos seus associados na adoção pró-ativa de boas práticas.”