Consumidores valorizam gestão responsável da floresta

25 SETEMBRO 2014
Por Ingrid Falcão, responsável de ambiente da Tetra Pak em Portugal

Um estudo recente da Tetra Pak em Portugal sobre a perceção dos consumidores em relação às mensagens transmitidas nas embalagens veio mostrar que, cada vez mais, os consumidores identificam o logotipo do FSC (Forest Stewardship Council).

São boas notícias no dia em que se celebra o FSC Friday, uma iniciativa que se assinala, desde 2008, na última sexta-feira do mês de setembro com o objetivo de sensibilizar a sociedade civil para a importância de uma gestão florestal responsável e para o significado da marca FSC.

De acordo com as respostas obtidas, a esmagadora maioria dos inquiridos (98%) valoriza muito o facto dos produtos terem na embalagem o logotipo da entidade certificadora FSC, nomeadamente porque são um indicador das preocupações ambientais da marca (67%).

Estes são dados muito encorajadores para as entidades que usam a certificação desta entidade internacional não-governamental e sem fins lucrativos, de que é exemplo a Tetra Pak – a empresa definiu como meta que 100% do cartão que utiliza seja certificado pelo Forest Stewardship Council.

Os atuais padrões de vida e hábitos alimentares da população determinaram um peso progressivamente crescente das embalagens, pelo que se tornou urgente criar processos que minimizem o seu impacte, seja através da prevenção, da reciclagem ou, entre outros, da origem das matérias-primas. Por exemplo, as características dos recursos renováveis - podem crescer indefinidamente quando são corretamente geridos sem delapidar os recursos naturais - fazem deles a escolha ideal, tanto do ponto de vista ambiental como do negócio. Não apenas voltam a crescer como árvores mas, enquanto florestas, garantem a vida à fauna e flora que nelas habita e constituem em si mesmas um sistema vivo. Mas para que tudo isso possa acontecer, há que garantir as boas práticas de gestão florestal.