Unilever inova tecnologia de embalagens e utiliza menos 15% de plástico

29 SETEMBRO 2014
As embalagens de Gel de Banho Dove vão conter menos 15% de plástico, devido a uma nova tecnologia, recentemente lançada pela Unilever, a Tecnologia MuCell.

A Tecnologia MuCell para Moldagem por Sopro via Extrusão (EBM) foi criada em colaboração com dois dos fornecedores de embalagens globais da Unilever, a ALPLA e MuCell Extrusion. Esta, ao utilizar uma injeção de gás para criar bolhas de ar na camada média da parede da garrafa, reduz a sua densidade e a quantidade de plástico necessário.

A tecnologia será implementada inicialmente na Europa, em toda a gama de Gel de Banho Dove. Com 33 milhões de garrafas de Gel de Banho Dove vendidas na Europa em 2013, a nova tecnologia deverá significar uma poupança de 275 toneladas de plástico por ano. A implantação desta tecnologia a todos os produtos e embalagens da Unilever poderia economizar até 27 mil toneladas de plástico e contribuir de forma significativa para o objetivo da Unilever em reduzir para metade a pegada ambiental até 2020, definido no USLP.

A Unilever irá ceder os direitos de exclusividade específicos até janeiro de 2015, para que outros fabricantes possam utilizar a tecnologia nas suas marcas e produtos.

O mais recente relatório do Unilever Sustainable Living Plan (USLP), referente a 2013, confirma que o total da pegada ambiental de resíduos de embalagem para aterro teve uma redução de 11%, graças à eficiência do design das embalagens e da eliminação de algumas marcas de molhos que tinham um elevado impacto ambiental.