APTECE premeia a preservação das tradições gastronómicas

30 SETEMBRO 2014
A Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia (APTECE) vai reconhecer a atuação de restaurantes e lojas, pela sua oferta de pratos e produtos de referência da gastronomia tradicional portuguesa, contribuem para a preservação das tradições locais e promoção da identidade cultural local.

Com este propósito, a APTECE criou dois selos de reconhecimento: um direcionado aos estabelecimentos que promovem a Cozinha Regional Portuguesa, e outro para os que comercializam Produtos Típicos Locais. No primeiro caso está em causa o reconhecimento de restaurantes que na sua carta habitual integram receitas tradicionais da região em que estão inseridos. O segundo é dirigido a lojas que têm à venda produtos típicos locais.

Para José Borralho, presidente da APTECE, “com este novo projeto queremos contribuir para um maior esclarecimento dos consumidores em relação às ofertas dos restaurantes no que respeita à gastronomia e aos produtos típicos locais. Para além disso, a proteção permanente deste património é da maior importância, pelo que urge desenvolver e aprofundar a reflexão sobre o património gastronómico regional como um dos pilares indispensáveis e sobre o qual deveria fundamentar-se o turismo cultural.

Neste momento a APTECE já atribuiu um total de 16 selos, a restaurantes e lojas, de Norte a Sul do país, reconhecidos pela prática da Cozinha Regional Portuguesa e comercialização de Produtos Típicos Locais.