Projeto “Surf Salva” com segunda edição confirmada para 2015

30 SETEMBRO 2014
As sessões deste projeto, parceria entre o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e o Lidl Portugal, decorreram durante a época balnear de norte a sul do país. Mais de 1000 surfistas e praticantes de outros desportos aquáticos aprenderam a salvar vidas, sozinhos ou em conjunto com nadadores salvadores, contribuindo para praias mais seguras.

A iniciativa “Surf Salva” surgiu numa altura em que se anunciava uma época balnear complexa em termos de vigilância e salvamento marítimo, uma vez que os temporais de inverno provocaram grandes alterações quer no fundo do mar, quer no recorte das praias. Estas mudanças nas praias habituais de muitos banhistas foram identificadas pelo ISN como potencialmente perigosas, o que justificou uma ação de sensibilização mais interventiva.

Nas 32 formações ‘‘Surf Salva’’ que tiveram lugar em praias de norte a sul do país participaram mais de 1100 pessoas que adquiriram desta forma conhecimentos teóricos e práticos de salvamento e aplicação do suporte básico de vida.

A formação ministrada em mais de 50 escolas por todo o país suscitou interesse em todas as faixas etárias, desde os mais novos aos mais experientes, registando-se participações entre os 10 e os 55 anos.

Resultado do sucesso da primeira edição, que permitiu a presença nas praias de mais de mil praticantes de surf, bodyboard e outros desportos aquáticos aptos a ajudar a salvar vidas, o ISN e o Lidl Portugal renovarão a parceria ‘‘Surf Salva’’ em 2015, seguros de que os resultados serão extremamente positivos.