ICAP lança novo código de auto-regulação para bebidas alcoólicas

30 SETEMBRO 2014
A ICAP apresenta as novas restrições do novo código para a comunicação comercial que a indústria de bebidas alcoólicas, vinhos e espirituosas se vai autoimpondo.

Algumas das restrições são: não utilizar protagonistas com menos de 21 anos, não recorrer a figuras públicas com particular notoriedade junto de menores e não anunciar imediatamente antes ou depois, nem durante, programas dirigidos a menores.

No próximo dia 6 de outubro, o Instituto Civil da Autodisciplina e da Comunicação Comercial (ICAP) promove a subscrição do novo Código de Auto-Regulação da Comunicação Comercial em Matéria de Bebidas Alcoólicas – Vinhos e Espirituosas, incluindo associações representativas do sector. A sessão tem lugar pelas 11 horas no Palácio Foz, em Lisboa.

Com este novo código de auto-regulação bastante abrangente, a indústria mostra preocupação em promover o consumo responsável em várias áreas que vão da comunicação à promoção de vendas e revela particular atenção para com públicos vulneráveis, nomeadamente menores e idosos.

Para além da subscrição do Código, o ICAP irá ainda assinar um protocolo com o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos (SICAD) reforçando também o impacto da auto-regulação do álcool na área da saúde.

Ambas as iniciativas refletem uma forte mobilização da indústria em contribuir para ações de prevenção, numa conjugação de esforços entre o público e o privado, assegurando o compromisso de promover as bebidas alcoólicas de forma socialmente responsável.