Microsoft revela o próximo sistema operativo Windows 10

1 OUTUBRO 2014
A Microsoft revelou o seu próximo sistema operativo Windows - o Windows 10 - e apresenta a versão Technical Preview para PC, que se encontra disponível a 1 de outubro.

O Windows 10 adapta-se aos dispositivos utilizados pelos clientes, e a Microsoft vai disponibilizar uma plataforma de aplicações convergente para programadores em todos estes dispositivos, com uma loja de aplicações unificada. Os programadores poderão desenvolver uma aplicação, e implementá-la em diferentes tipos de dispositivos, tornando a localização, a compra e a atualização mais fácil.

Segundo a empresa, “um avanço significativo está patente no trabalho que desenvolvemos com as identidades dos utilizadores, e que melhoram a resistência a violações de segurança, ao roubo e ao phishing. O Windows 10 ajudará também a melhorar a prevenção da perda de dados, utilizando contentores e separação de dados ao nível das aplicações e dos ficheiros, permitindo uma proteção que acompanha os dados, onde quer que estes se encontrem.

A Microsoft apresentou também o Windows Insider Program (WIP) com o objetivo de mudar a forma como o Windows é desenvolvido e disponibilizado. Os Windows Insiders poderão participar num diálogo em dois sentidos com a empresa, disponibilizando comentários relativamente às primeiras compilações do produto, ao longo do ciclo de desenvolvimento.

Os participantes no programa receberão a Technical Preview do Windows 10 e uma sequência constante de atualizações ao longo do ciclo de desenvolvimento, para utilizarem e fazerem comentários. A Technical Preview do Windows 10 demonstra novos níveis de flexibilidade, navegação e familiaridade através da experiência Windows, tais como: Menu Início expandido; Aplicações executadas numa janela; Melhoramentos à funcionalidade de encaixe; Novo botão Vista de Tarefas; e Vários ambientes de trabalho.