Restauração nacional harmoniza Vinhos do Tejo com gastronomia

7 OUTUBRO 2014
A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) desafia os restaurantes de norte a sul com o objetivo de encontrar as melhores combinações gastronómicas para os Vinhos do Tejo.

O “Tejo Gourmet”, nova designação do concurso, vai, até 19 de outubro, permitir ao público apreciar as harmonizações que 27 restaurantes, situados ao longo de 15 concelhos, vão fazer com os vinhos desta região.

É a primeira vez, em 5 anos, que a competição ganha dimensão nacional e percorre os distritos de Santarém, Lisboa, Setúbal, Leiria, Évora, Faro e Braga.

De acordo com Edna Barbosa, responsável pelo marketing da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo, “o melhor local para um apreciador descobrir novos vinhos é no seu restaurante habitual, por isso, a CVR quer, em primeiro lugar, que os restaurantes de todo o país conheçam os Vinhos do Tejo e, depois, os deem a conhecer aos seus clientes”.

O júri do concurso é constituído por 4 pessoas com capacidades técnicas para avaliação dos pratos e da relação com os vinhos, Enólogo Mário Louro, presidente do júri, o Chef Igor Martinho, Fernando Melo, jornalista ligado ao setor, e um representante da CVR.

Em função dos pontos conferidos pelo júri do “Tejo Gourmet”, os restaurantes participantes na competição vão ser premiados com os seguintes diplomas: “Prestígio/O melhor restaurante”, “O melhor tradicional”, “O melhor Gourmet”, “O melhor popular”, Diploma de ouro e de prata, e ainda as distinções especiais para a “Melhor promoção”, “Melhor carta Vinhos do Tejo” e “Revelação”.