“Competitividade e Crescimento” em debate no V Congresso da FIPA

23 OUTUBRO 2014
No dia 28 de outubro, realiza-se o 5º Congresso da Indústria Portuguesa Agroalimentar, no Convento do Beato, em Lisboa, com o debate “Competitividade e Crescimento”.

O tema surge numa altura de grandes desafios para o sector, sendo um dos objetivos da iniciativa ressaltar a importância e valorizar a indústria alimentar e das bebidas como um dos principais pilares da recuperação económica do país. A conferência conta com a participação de empresários, gestores de topo e quadros desta indústria, que irão abordar os vários desafios que se colocam às empresas numa conjuntura de mudança.

No congresso bianual da Federação da Indústria Portuguesa Agroalimentar, será apresentado um trabalho desenvolvido numa parceria entre a FIPA e a Deloitte com vista a estabelecer as expectativas dos empresários sobre o potencial de evolução do setor até 2020. Ainda no painel relativo à importância da indústria agroalimentar para o crescimento da economia portuguesa o ex-ministro moçambicano e atual representante da FAO em Portugal, Hélder Muteia vai traçar a evolução dos sistemas alimentares e caracterizar o seu futuro, abrindo igualmente o debate sobre a relevância da indústria agroalimentar. Nos painéis de debate serão abordados os principais desafios que se colocam à economia nacional, aos consumidores e ao panorama da sustentabilidade. Abre-se igualmente espaço para o debate sobre os principais fatores de mudança e os constrangimentos que o setor necessita de ver ultrapassados.

A indústria alimentar e das bebidas assume hoje o incontornável estatuto de maior sector industrial do país. O seu Volume de Negócios atinge os 14.600 milhões de euros e os postos de trabalho diretos ascendem a 104.000. O nível de exportações têm crescido de forma sustentável esperando atingir no final deste ano um novo valor recorde, ultrapassando os 4.250 milhões de euros registado no final de 2013.