Portugal e Coreia do Sul estabelecem protocolo de cooperação agroalimentar

24 OUTUBRO 2014
A PortugalFoods assinou esta semana, em Paris, um protocolo de partilha de conhecimento com a sua congénere sul-coreana FoodPolis. O acordo entre as duas entidades foi oficializado no SIAL Paris, na presença de Nuno Vieira e Brito, secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, e de Pedro Ortigão Correia, diretor executivo da AICEP.

A inovação, tantas vezes premiada, das empresas, universidades e produtos agroalimentares portugueses representados pela PortugalFoods nas diversas feiras internacionais do setor, e a consequente visibilidade de Portugal neste domínio do agroalimentar, foram, de acordo com Yeong-Jo Lin, diretor da FoodPolis, fatores decisivos para a concretização do presente protocolo. Yeong-Jo Lin entende que o setor agroalimentar da Coreia do Sul está ultrapassado e envelhecido e a carecer de uma renovação profunda.

O acordo estabelecido com a PortugalFoods possibilitará, assim, à FoodPolis, adquirir novos conhecimentos e incorporá-los nas suas empresas agroalimentares, inovando ao nível dos produtos e métodos de produção. Já para Portugal, o presente protocolo significa mais uma oportunidade de exportar para aquele país.

A PortugalFoods esteve, desde o passado dia 19 de outubro, presente no SIAL Paris 2014, com 63 empresas do setor agroalimentar nacional. Em conjunto, estas empresas são responsáveis por mais de mil milhões de exportações agroalimentares. Esta é a primeira vez que o agroalimentar português aparece unido sob uma só marca e imagem, a da PortugalFoods.

Na edição do seu 50.º aniversário, o SIAL Paris 2014 contou com um universo de 6.300 empresas provenientes de 105 países e diversos profissionais do setor agroalimentar oriundos de mais de 200 países.