Mercedes-Benz apresenta camião autónomo

24 OUTUBRO 2014
A Mercedes-Benz apresentou um camião autónomo que, segundo a empresa, permitirá reduzir os acidentes na estrada.

Ao contrário dos veículos autónomos do Google, o Future Truck 2025 não pode ser conduzido continuamente sem condutor mas é capaz de se manter na estrada durante largos períodos de tempo, o que permite compensar os momentos em que os condutores têm de repousar.

O sistema integrado no camião da Mercedes conta com uma série de câmaras avançadas, sensores e tecnologias para detetar ângulos mortos, denominada de Highway Pilot, que permite analisar o terreno em torno e fazer um cálculo do tráfego. O camião apenas necessita que um condutor o controle na estrada e, feito isto, este pode relaxar tranquilamente no assento. “O motorista, enquanto lê as notícias no seu tablet, não tem de preocupar-se com nada”, disse um porta-voz da Mercedes ao The Wired.

Quando está em modo autónomo, o camião rola a 50 quilómetros por hora e a sua luz LED, situada na frente do veículo, muda de branco para azul e fica intermitente.

A Mercedes não espera que o projeto se converta numa alternativa viável aos veículos de transporta atualmente existentes antes de 2025. “O desafio atual é de aproveitar este impulso e encetar conversações com todas as partes envolvidas, para que dentro de dez anos o camião de condução autónoma se converta num veículo aceite nas nossas estradas”, explica um dos responsáveis do projeto.

Veja aqui o vídeo do novo camião da Mercedes-Benz: