Sonae reforça presença na América Latina

27 OUTUBRO 2014
A Sonae acaba de expandir as suas atividades na América Latina através da entrada no Chile com lojas Zippy em regime de franchising. A Sonae SR, área de retalho especializado da Sonae, celebrou um acordo que prevê a abertura de cinco unidades até ao final do ano, tendo já aberto três lojas nesta geografia.

Miguel Mota Freitas, CEO da Sonae SR, afirma: “A América Latina é uma região importante no âmbito da estratégia de internacionalização da Sonae, que procura explorar as vantagens competitivas das suas marcas a nível mundial. A abertura agora realizada permite alargar a presença a um novo mercado e representa mais um passo no reforço progressivo das receitas da Sonae e na sua afirmação como empresa multinacional, com exposição a mercados diversificados em diferentes estádios de crescimento económico.

A economia chilena tem evidenciado níveis de crescimento interessantes, tendo nos últimos três anos registado um aumento médio do PIB superior a 5%/ano. Adicionalmente, conta com uma população jovem numerosa, nomeadamente na faixa etária servida pela Zippy: a população total atinge os 17,3 milhões, dos quais 20,7% têm entre 0 e 14 anos.

A expansão será efetuada seguindo uma estratégia “capital light”, tendo a Sonae celebrado um acordo com o Grupo Phoenix, um dos maiores grupos de retalho de moda naquela região e seu parceiro desde 2012. A parceria que envolve o franchising da marca Zippy (vestuário, calçado e acessórios para bebé e criança e puericultura) permite à Sonae acelerar o crescimento na região, beneficiando das sinergias decorrentes dos negócios já desenvolvidos pelo parceiro e da experiência conjunta na Venezuela, República Dominicana e em St. Maarten.

No final do primeiro semestre de 2014, a Zippy contava com 118 lojas a nível mundial, das quais 37 em Portugal e 81 nos mercados internacionais.