Auchan e Grupo Metro estabelecem aliança internacional de compras

28 OUTUBRO 2014
O Grupo Auchan e o Grupo Metro assinaram um acordo para criar uma associação internacional de compras. A parceria, que exclui os produtos de eletrónica de consumo, apoia-se em dois acordos distintos e permite a negociação conjunta de serviços internacionais com os grandes fornecedores de produtos de consumo a nível mundial.

Numa segunda fase, será implementado um acordo de abastecimento internacional, que permitirá a compra conjunta de produtos não alimentares para posterior revenda. “Acreditamos que ambas as empresas irão beneficiar desta cooperação e da combinação de conhecimentos”, afirma Olaf Koch, CEO do Grupo Metro. “Queremos usar os pontos fortes de ambas as organizações para alcançar o máximo de sinergias no que toca aos nossos fornecedores comuns e gerar poupanças de custos, que poderemos passar para os consumidores”.

Os fornecedores envolvidos neste acordo de cooperação internacional serão as grandes multinacionais que operam em mercados altamente concentrados. O acordo tornar-se-á efetivo em novembro para as negociações de 2015.

A segunda parte da parceria foca-se na compra conjunta de produtos sem marca, que cada parte irá revender sob a sua própria insígnia. Estes produtos são maioritariamente fornecidos por organizações de compras centralizadas sediadas em Hong Kong e Shangai.

A parceria combina a força do Grupo Metro na área da revenda com a da Auchan na área do retalho, não havendo sobreposição, em termos de atividades de vendas, entre ambas as empresas.