Oliveira de Azeméis vence prémio “Terra de Culinária”

29 OUTUBRO 2014
Oliveira de Azeméis é o município vencedor do prémio “Terra de Culinária 2015”, organizado pela APTECE – Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia.

Para vencer o desafio, Oliveira da Azeméis teve de apresentar o melhor programa de atividades integrado, com clara orientação para o mercado e para a valorização do património gastronómico local. A “shortlist” das 3 melhores propostas, incluem ainda os municípios da Ribeira Grande e Alijó.

Segundo o comunicado, “com este projeto, Oliveira de Azeméis irá criar, durante 2015, uma dinâmica única de promoção e preservação da gastronomia local, por via do esforço integrado e cooperação entre os vários agentes económicos e de promoção turística e cultural locais, com vista a atrair visitantes nacionais e estrangeiros e à dinamização da economia regional”.

Ao desenvolver este tipo de iniciativas, a APTECE afirma o Património Gastronómico Regional como produto turístico, estratégico e competitivo de cada região que promove a cooperação entre os vários agentes locais com um fim comum.

Para José Borralho, presidente da APTECE, este projeto permite “criar uma dinâmica única de promoção e preservação da gastronomia local e da economia regional. É assim que se constroem fortes identidades regionais, é assim que se promove a qualidade e autenticidade nossos produtos.

O projeto “Terra de Culinária” é da responsabilidade da APTECE em parceria com o Turismo de Portugal e a DGARD - Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural.