Jerónimo Martins vai reduzir a escala de expansão da Biedronka

30 OUTUBRO 2014
O grupo Jerónimo Martins está a planear reduzir a escala da expansão da Biedronka, na Polónia. O retalhista relatou lucro menor do que o esperado para o terceiro trimestre do ano.

O grupo vai continuar a abrir novas lojas sob a insígnia Biedronka mas menos do que o previsto inicialmente.

A Jerónimo Martins abriu cerca de 150 novos pontos de venda nos primeiros nove meses de 2014 e já tinha anunciado planos de abrir cerca de 300 novas lojas na Polónia este ano. Contudo, vai abrir a sua última loja de 2014 no final do mês de outubro.

O grupo disse, no entanto, que continua "confiante no potencial de crescimento do mercado polaco". Recorde-se que a cadeia representa 66% das vendas e 79% do "cash flow" operacional do grupo português (EBITDA).

A notícia segue a publicação de valores financeiros que revelou que o lucro líquido do terceiro trimestre caiu 20%, para 92 milhões de euros. As vendas totais no período cresceram 7,3% para 3.281 milhões de euros. Na Biedronka, o crescimento das vendas foi de 10,9% no trimestre. Contudo, numa base comparável, as vendas caíram em valor 1,3%, impactadas pela deflação do cabaz.