Twitter e IBM formam parceria na área da analítica empresarial

31 OUTUBRO 2014
O Twitter e a IBM acabam de anunciar uma parceria que reúne os enormes volumes de dados produzidos diariamente no Twitter, o software de analítica da IBM, as plataformas colaborativas e ainda serviços de consultoria.

O acordo envolve três componentes principais. A um primeiro nível, procura integrar os dados do Twitter com os serviços de analítica da IBM baseados na cloud, tirando partido do IBM Watson Analytics, que oferece aos utilizadores capacidades preditivas em cada área de negócio.

Por outro lado, a IBM e o Twitter vão disponibilizar um conjunto de novas aplicações empresariais para ajudar a melhorar as decisões de negócio em todos os sectores e em todas as atividades profissionais. A primeira solução conjunta integra os dados do Twitter com soluções IBM dedicadas ao relacionamento com clientes, como a plataforma IBM ExperienceOne, permitindo aos profissionais de vendas, de marketing e de atendimento ao cliente redesenharem e mapearem o sentimento e o comportamento dos consumidores para um melhor acompanhamento e atendimento.

Por fim, esta parceria terá ainda uma vertente de consultoria empresarial especializada. Os profissionais da IBM terão acesso a dados do Twitter para melhorar os serviços de consultoria a oferecer aos clientes, dados estes que permitirão ainda desenvolver soluções únicas para sectores específicos, tais como serviços bancários, do retalho e transportes.

O desenvolvimento destas novas soluções permitirá, por exemplo, a integração de dados das redes sociais com os dados de uma empresa, o que pode ajudar a acelerar o desenvolvimento de novos produtos, a partir da previsão das tendências a longo prazo, ou a antecipar em tempo real qual será a procura num determinado momento, tendo em conta fatores como os padrões climatéricos.