Retail Congress Africa 2014 distingue fundador da Black Like Me

3 NOVEMBRO 2014
O Retail Congress África anuncia que vai distinguir, com o seu Lifetime Achievement Award, Herman Mashaba, o fundador da Black Like Me, em Joanesburgo, em 18 de novembro de 2014. Selecionado pelo Conselho Consultivo do Congresso e retalhistas de alto nível, o Prémio “celebra não apenas um empresário influente e inspirador, mas também se destaca como um exemplo de como tenacidade e determinação podem superar grandes obstáculos, demonstrando as suas características icónicas”.

Segundo o comunicado do Retail Congress, com 24 anos de idade, o Mashaba que tinha apenas visitado um salão de cabeleireiro uma vez, começou uma empresa que é hoje é avaliada nos milhões e tornou-se conhecida como uma marca aspiracional e motivadora na comunidade negra. Black Like Me é tanto uma das líderes de mercado hoje como quando foi fundada, há quase 30 anos - mas as suas origens são marcadamente humildes. Iniciando a sua carreira como representante de vendas, vendendo produtos para diferentes empresas da mala do carro, em regime de comissão, Mashaba deparou-se com uma fantástica oportunidade de entrar no mercado de produtos para o cabelo. As mulheres negras estavam a começar a cuidar do seu cabelo e ele percebeu que este ia ser um mercado com futuro. A história de Mashaba é um exemplo de um homem a tornar-se senhor do seu próprio destino - algo que ele acredita que todos nós podemos, e devemos, fazer. Ele sustenta que não se pode confiar no governo para transformar as nossas vidas num sucesso, eles devem fornecer um ambiente propício, mas cabe-nos a nós fazer a maior parte com o que nos foi dado.

Comprometido a ajudar outros empreendedores a alcançar o mesmo sucesso, ele estabeleceu uma sociedade de investimento que investem principalmente em empresas de pequeno porte. Agora não envolvido ativamente nas operações de Black Like Me, Mashaba passa a maior parte do seu tempo a facilitar ONGs que representam causas perto de seu coração. Uma dessas organizações é a Field Band Foundation, uma iniciativa que utiliza a música para ensinar crianças. A organização chega a mais de 5.000 crianças em todo o país.

Mashaba vai receber o seu prémio no Congresso e vão participar numa entrevista ao vivo com o Presidente do Congresso. O Presidente da conferência, Thebe Ikalafeng, vai conduzir uma entrevista ao vivo com os vencedores do Retail Congress África para entender o seu impulso, determinação e chave para o sucesso.