Europac desenvolve caixa para cliente que poupa 250% em custos logísticos

7 NOVEMBRO 2014
A Europac desenvolveu uma caixa de cartão ondulado, em parceria com a empresa portuguesa de mobiliário temahome, para uma mesa que representava grandes desperdícios de material de embalamento e respetivos custos de logística devido à estrutura de três pernas a três dimensões em aço.

Na habitual embalagem retangular sobrava espaço que não podia ser aproveitado e encarecia os custos de transporte. O desafio era encontrar uma caixa que se ajustasse à estrutura das pernas da mesa para reduzir volume, otimizar custos de transporte e, em simultâneo, melhorar a estética da embalagem.

A solução encontrada permite que numa palete standard possam agora ser transportadas 42 caixas contra as 12 da embalagem anterior. Os custos logísticos são cortados em 250% porque se num camião cabem 32 paletes, com a nova caixa é possível transportar 1.344 embalagens, valor que comprara com 384 caixas com a antiga embalagem. Tendo em conta que o transporte de camião entre, por exemplo, Portugal e a Suíça custa 2.300 euros, a nova caixa permite um transporte por mesa de 1,71 euros contra os 5,99 da caixa antiga. Os custos logísticos na temahome são críticos já que é a maior exportadora nacional de mobiliário em número de mercados.

Os ganhos ambientais também são consideráveis porque um camião transporta hoje o equivalente a três camiões e meio com a embalagem antiga, o que representa reduções significativas em termos de emissões.

Outra vantagem da nova caixa é o seu manuseamento mais fácil para lojistas e para clientes, com uma estrutura mais atrativa que pode ser aproveitada como elemento diferenciador de comunicação e marketing nos pontos de venda.