Um terço dos europeus mudará de loja

14 JUNHO 2013

Um em cada três consumidores europeus mudaria de loja se o processo de compra fosse mais rápido, económico e fácil que no seu ponto de venda habitual, revela um estudo da IRI.

Este mesmo trabalho indica que a atual situação económica e as expetativas desfavoráveis quanto à melhoria estão a motivar os consumidores a gerir ainda melhor os seus gastos.

A experiência de compra, o preço e a promoção são mais relevantes no atual ambiente económico, que faz com que 41% dos consumidores considere que a sua situação irá piorar nos próximos meses, obrigando-os a um controlo ainda mais apertado ao preço.

Além disso, nove em cada dez consumidores pensam que os preços subiram consideravelmente no ano passado, o que leva 73% dos europeus a evitar compras desnecessárias, 50% a reduzir a frequência de compra e 62% o gasto em cada visita à loja

O estudo indica também que 64% dos consumidores adere mais às marcas da distribuição e 73% dedica mais tempo a planear a compra. As promoções são seguidas por 80% dos clientes, com o folheto a manter-se como a principal fonte de informação para 69%.

No último ano, 37% dos consumidores europeus mudou a sua loja habitual.