Melhores queijos portugueses de 2014 premiados

11 NOVEMBRO 2014
À semelhança de 2013, decorreu em outubro, nas instalações da Controlvet, em Tondela, a edição de 2014 do “Concurso Queijo de Portugal”, organizado pela ANIL – Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios em colaboração com a FullSense.

Apresentaram-se à avaliação 176 referências de queijo, provenientes de 54 fabricantes nacionais, dentro das 19 categorias de queijo abertas a concurso. Como realçou o Presidente da Direção de ANIL, Comendador Manuel Casimiro de Almeida, trata-se de números de adesão notáveis, tendo em conta que o sector tem vivido anos particularmente difíceis e que se depara com um futuro imprevisível, face ao conjunto de adversidades com que se vai confrontar.

Nos queijos frescos, para a categoria “Queijos Fresco (vaca)” o vencedor foi o Santiago da JD Empresa de Lacticínios, S.A.; em “Queijo Fresco (ovelha)” o Simões da Fernando & Simões Queijaria Artesanal, LDA; em “Queijos Fresco (cabra)” o Guilherme (Atabafado) da Queijaria Guilherme Unipessoal, LDA; em “Queijo Fresco (mistura)” o Flor da Serra da Queijaria Prado da Sicó, LDA.

Na categoria “Requeijão (vaca)” o Montiqueijo da Montiqueijo Queijos de Montemuro, LDA; em “Requeijão (ovelha)” o Vitor Fernandes (Azeitão) da Vitor Fernandes Queijaria Artesanal, LDA; em “Requeijão (cabra)” o Palhais da Queijo Saloio Indústria de Lacticínios, S.A.; em “Requeijão (mistura)” o Queijaria Licínia da Queijaria da Licínia, LDA.

Na categoria de “Flamengo” o vencedor foi o Ilha Azul (Flamengo Bola) da Calf Cooperativa Agrícola de Lacticínios do Fail, CRL.

Nos queijos de leite de vaca, na categoria “Vaca (cura normal)” venceu o Serra Dourada (Cura Especial) da Lactogal Produtos Alimentares, S.A.; e em “Vaca (cura prolongada)” Queijo do Morião da Qinta dos Açores, LDA.

Na categoria “Ilha” venceu o Topo da Cooperativa Agrícola de Lacticínios do Topo, CRL.

Nos queijos de leite de ovelha na categoria “Ovelha (cura normal)” venceu o Flor da Beira (Amanteigado) da Queijaria Flor da Beira, LDA; e em “Ovelha (cura prolongada)” venceu novamente o Queijaria Vaz da Arménio Adérito Vaz.

No queijos de leite de cabra na categoria “Cabra (cura normal)” venceu o Quinta da Cabreira da Lactibar Lacticínios do Sabugal, S.A.; e em “Cabra (cura prolongada)” o Quinta da Cabreira da Lactibar Lacticínios do Sabugal.

Nos queijos mistura na categoria “Mistura (cura normal)” venceu o Quinta dos Moínhos Novs (Queija Bica) da Lactimercados, LDA; e em “Mistura (cura prolongada)” venceu novamente o Três Igrejas da Queijo Saloio Industria de Lacticínios, S.A.

Finalmente na categoria “Novos sabores” venceu o Nova Açores (Alho e Salsa) da Unileite, UCRL.