Retalho especializado da Sonae cresce a dois dígitos

13 NOVEMBRO 2014
A Sonae SR reforçou a sua atividade nos primeiros nove meses do ano, tendo alcançado um volume de negócios de 913 milhões de euros. A área que integra as marcas Worten, Sport Zone, MO e Zippy registou um crescimento de 10,4% a nível mundial, traduzindo os ganhos de quota de mercado dos principais formatos em Portugal e Espanha, bem como o crescimento fora da Península Ibérica.

Este crescimento foi acompanhado por uma melhoria da rentabilidade operacional, tendo o underlying EBITDA sido positivo em quatro milhões no terceiro trimestre. “O crescimento da Sonae SR reflete a nossa aposta na inovação e no reforço da ligação aos clientes que vimos materializando em novos conceitos de loja e numa proposta de valor ainda mais atrativa. Cada vez mais famílias reconhecem a qualidade da nossa oferta e da experiência de compra proporcionada pelas nossas lojas, não só em Portugal como no exterior, onde prosseguimos uma estratégia de crescimento capital light que privilegia mercados com forte potencial de desenvolvimento”, comenta Miguel Mota Freitas, CEO da Sonae SR.

Em Portugal, o volume de negócios da Sonae SR aumentou 9,2% para 653 milhões de euros e o underlying EBITDA foi de 24 milhões de euros correspondendo a uma margem underlying EBITDA de 3,7%, 1,5 pontos percentuais superior à margem alcançada no ano passado. A nível operacional, a Worten reforçou a sua posição de liderança no mercado português, com um ganho de quota de mercado estimado de 1,5 pontos percentuais e a MO cresceu a dois dígitos no universo comparável de lojas em Portugal. A Zippy iniciou uma parceria com o Cartão Continente, no final do terceiro trimestre, com os primeiros impactos expectáveis para este quarto trimestre.

Internacionalmente, o volume de negócios da Sonae SR totalizou 260 milhões de euros, crescendo 13,6% face ao período homólogo. Atualmente, as marcas da Sonae SR contam com lojas em 18 países, desenvolvendo, ainda, atividades de “wholesale” a nível mundial. Os novos conceitos adotados em Espanha continuam a apresentar bons resultados, com as vendas por metro quadrado a crescerem na Worten, Sport Zone e Zippy. Já em outubro, a Zippy reforçou a sua presença na América Latina ao entrar no mercado chileno.