Menos 4,4% de tráfego nas lojas leva a menos vendas no FMCG

13 NOVEMBRO 2014
Os portugueses reduziram a sua frequência de compra de bens de grande consumo, em 4,4%, até outubro, face ao período homólogo.

Segundo a Kantar Worldpanel, esta menor presença nas lojas não está a ser compensada por um aumento do volume comprado em cada ato de compra, que apenas cresceu 1%. “Ou seja, os portugueses continuam a reduzir o volume comprado, que cai agora 2,8%, em termos globais, num processo forçado ou voluntário de otimização das compras no grande consumo”, avança a consultora. Este processo de redução feito pelos lares verifica-se desde 2010.

Estes dados indicam também que as ações promocionais dos retalhistas ou dos produtores não estão a conseguir, em termos globais, aumentar nem a frequência de compra, nem a compra por ato, de forma a fazer crescer o mercado, em termos de volume total comprado.

Não obstante, até outubro, 51,5% dos atos de compra dos lares portugueses, incluíram pelo menos um produto em promoção, no mercado FMCG. Existem já 12 categorias em que 55% ou mais dos seus compradores fazem as compras com promoção.