Opel Vivaro chega ao mercado português

17 NOVEMBRO 2014
O novo Opel Vívaro acabou de chegar ao mercado nacional numa segunda geração que pretende aliar a funcionalidade de um veículo comercial ligeiro com as características de um escritório sobre rodas.

Encontram-se disponíveis dois novos motores turbodiesel, o motor 1.6 CDTI, em variantes de 90cv e 115cv, e o motor 1.6 BiTurbo CDTI, com dois turbocompressores em série e dois ‘intercoolers’, com 120 cv de potência e consumo de 5,7 litros por 100km, o que equivale a 149 g/km de emissões de CO2.

A nova geração pode ser configurada para ir ao encontro de praticamente todas as necessidades de quem procura um furgão médio, e oferece variantes de furgão fechado, combi e chassis-cabina, em várias configurações que têm a opção de dois comprimentos de carroçaria (L1: 4998 mm e L2: 5398 mm) e duas alturas de tejadilho (H1: 1971 / H2: 2465 mm). A nível da capacidade, foram acrescentados 100 mm ao compartimento de carga em ambas as variantes (L1: 2500 mm e L2: 2900 mm), abrindo espaço suficiente para transportar três europaletas lado a lado. O volume de carga total das variantes de furgão fechado regista também um aumento, podendo ir de 5,2 m3 a 8,6 m3. O acesso ao compartimento de carga é facilitado pelas portas traseiras.

Para o transporte de objetos especialmente longos, a porta direita pode permanecer aberta num ângulo de 90°, podendo a outra ser fechada autonomamente. As aberturas existentes sob o banco do passageiro da frente e na antepara da cabina constituem também uma alternativa para o transporte de objetos mais compridos. A versão Combi, com porta lateral deslizante, transporta confortavelmente oito passageiros, para além do condutor, em três filas de bancos.

A Vívaro usa sistema ABS, com distribuição eletrónica do esforço de travagem (EBD), com assistência nas travagens de emergência (EBA), assistência em arranques em planos inclinados (HSA) e pelo evoluído programa de estabilidade eletrónico (ESP) dotado de controlo da tração (TC) e sistema de atenuação de oscilações da carroçaria. Ainda oferece um sistema combinado de controlo da velocidade e limitação de velocidade, bem como com um dispositivo de ajuda ao estacionamento “Park Pilot”, graças à instalação de uma câmara retrovisora.

A nova geração Vívaro conta com o sistema de informação e entretenimento IntelliLink, com ecrã tátil a cores de sete polegadas, sistema de mãos-livres Bluetooth, função de áudio “streaming”, navegação com mapas simples de atualizar, ar condicionado e o sistema sem chave “Open & Start”.