Linde apresenta novos tratores com condutor sentado

20 NOVEMBRO 2014
A Linde Material Handling lança no mercado a nova gama de tratores Linde P60-P80 de condutor sentado e com uma capacidade de arraste de seis a oito toneladas. A empresa apresenta também o trator com plataforma Linde W08, com capacidade de 800Kg e uma potência de arraste de sete toneladas. Segundo a marca, todos estes veículos dispõem de elevadas prestações, com uma ergonomia semelhante à dos automóveis, três modos de condução distintos, um travão de serviço e estacionamento automáticos, suspensões de rodas independentes e amortecidas e o sistema Linde Curve Assist, troca lateral de bateria e uma ampla gama de opções com que podem ser equipados, dependendo da aplicação em que vão ser utilizados.

Tanto os tratores de condutor sentado como o trator de plataforma contam com motores de tração trifásicos de 4.5W, encapsulados e sem necessidade de manutenção, capazes de proporcionar velocidades de 20km/h. Estes veículos possuem três modos de rendimento: Performance, Efficiency e Economy. Por outro lado, o condutor pode selecionar o botão ECO no ecrã, para mudar do modo Performance ou Economy, e poupar energia e aumentar a duração da bateria. O efeito produzido na duração da bateria é visível no ecrã. As capacidades da bateria de 240 a 350 Ah adaptam-se perfeitamente às diversas aplicações, o que permite aos utilizadores modificar o rendimento e otimizar os seus custos.

O condutor pode aceder ao seu assento a partir de ambos os lados, graças a uma área de acesso espaçosa e com antiderrapantes de cantos arredondados. Na sua versão standard, os tratores ligam-se com chave de contacto, embora também exista a versão com código PIN sem custo adicional, o que reduz o risco de utilização não autorizada que pode causar estragos e avarias.

O chassis é 150 milímetros maior do que o modelo anterior, mas mantém o mesmo raio de rotação, para ampliar o compartimento para os pés e para oferecer mais espaço às pernas do condutor. Podem realizar-se múltiplos ajustes tanto na coluna de direção como no assento com suspensão. O novo ecrã interativo com dois interfaces de menu diferentes, proporciona ao operário dados importantes como o estado da bateria, o número de horas de serviço trabalhadas e a velocidade de deslocação. Quatro sistemas de travagem independentes proporcionam ainda mais segurança em todas as situações de condução. Outra característica e segurança importante é o travão de estacionamento automático que se ativa assim que operador solta os pedais.

Outra novidade é a troca lateral de bateria, que permite prescindir dos sistemas auxiliares, como as gruas. A troca de bateria é feita de forma rápida e simples por meio de uma porta lateral, com cintas ou um porta paletes manual.