Vendas de portáteis crescem 10%

24 NOVEMBRO 2014
As vendas mundiais de computadores portáteis cresceram 10% no terceiro trimestre, atingindo os 49,4 milhões de unidades, de acordo com os dados da NPD DisplaySearch. Em contrapartida, as vendas de tablets caíram 8% em termos homólogos.

Nos portáteis, todas as regiões registaram uma evolução positiva, com a Europa e a América do Norte a destacarem-se ao apresentarem um crescimento superior a 20%. O mercado está, assim, a mudar de tendência, tendo em conta a competitividade dos preços, a atualização dos sistemas operativos Windows, assim como a popularização dos Chromebooks e consolidação dos tablets.

Este ano, os cinco principais fabricantes foram responsáveis por 69% das vendas, que cresceram 23% no terceiro trimestre. A Lenovo e a HP continuam a liderar, com 20% e 19% de quota de mercado, respetivamente, seguidas da Dell, Acer e Apple.

A NPD DisplaySearch adianta, ainda, que 5% dos portáteis vendidos este ano baseavam-se no sistema operativo Google, valor que deverá elevar-se aos 12% no próximo ano.

Com a cortesia da Revismarket.