Sovena produz mais azeite em Espanha

24 NOVEMBRO 2014
A Sovena iniciou a produção num olival de 715 hectares na Andaluzia, em Espanha. O azeite produzido a partir desta plantação em Córdoba destina-se ao mercado espanhol, assim como acontece nas produções de Don Benito, em Badajoz.

As novas plantações da Sovena irão funcionar em regime super intensivo, geridas pela Elaia, uma sociedade na qual a empresa tem 50% e que explora os 11.590 hectares em Portugal, Espanha e Marrocos. O olival de Córdoba representa um investimento de 3,5 milhões de euros e, do total de hectares adquiridos, 465 já estão ativos. O pleno funcionamento está previsto para daqui a cinco anos, onde cerca de um milhão de oliveiras produzirão cerca de mil toneladas de azeite.

Graças à relação que mantém com a Mercadona, a Sovena Espanha conseguiu alcançar uma participação de 22% a 24% do mercado de azeite embalado. Em 2013, a sua faturação atingiu os 675 milhões de euros, face aos 464 milhões de euros do ano anterior. Este ano, a empresa prevê vender mais de 220 milhões de litros de azeite embalado, 3% mais que em 2013, segundo dados adiantados pela Europa Press.