Reguengos de Monsaraz vai ser a Cidade Europeia do Vinho 2015

25 NOVEMBRO 2014
A Rede de Cidades Europeias do Vinho (Recevin) aprovou a designação de Reguengos de Monsaraz como Cidade Europeia do Vinho 2015. A cidade alentejana sucede a Jerez, que foi a Cidade Europeia do Vinho 2014.

Para além de Reguengos de Monsaraz, que teve como parceiros os municípios de Évora e de Elvas, a autarquia de Cantanhede candidatou a região da Bairrada, enquanto os municípios de Melgaço e de Monção propuseram a região dos vinhos verdes Alvarinho. “É uma enorme honra e um sentimento de missão cumprida, pois foi a mais competitiva luta pela organização da Cidade Europeia do Vinho desde que existe este evento, pelo que devo manifestar uma palavra de apreço e de agradecimento a todos os colegas das outras candidaturas que, pela sua elevada qualidade, dignificaram ainda mais a vitória de Reguengos de Monsaraz”, comenta José Calixto, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, que esteve acompanhado na votação pelo presidente do Turismo do Alentejo, Ceia da Silva, e pelo presidente da CARMIM, Miguel Feijão.

 A candidatura de Reguengos de Monsaraz apresentou como pontos mais relevantes a realização de eventos como a gala anual da Cidade Europeia do Vinho, o Congresso Internacional da Vinha e do Vinho, o Congresso Internacional das Polifonias, o Encontro Europeu de Confrarias Enogastronómicas, o Mercado Esporão Slow Food Alentejo, assim como estágios para jovens viticultores europeus com seminários dirigidos por especialistas e visitas a produtores de vinho da região, a presença na loja da ANA – Aeroportos de Portugal e ações de promoção nos aeroportos nacionais, a participação na Bolsa de Turismo de Lisboa e a instalação do espaço “Vinho com Arte” no Palácio Rojão, para exposição, promoção, venda e provas de vinhos do concelho.

No âmbito da Cidade Europeia do Vinho 2015 vão também ser organizadas observações astronómicas com provas de vinhos, uma colheita noturna de uvas para a criação de um vinho comemorativo, provas temáticas de vinhos e jantares enogastronómicos, entre outras iniciativas. Na área da promoção internacional, Reguengos de Monsaraz pretende estar presente na ExpoVinis Brasil, no ForumVini Munique, na London Wine Fair, no Congresso Europeu de Confrarias Enogastronómicas (Bélgica), na Assembleia Geral da Retecork (Itália) e no Parlamento Europeu. A autarquia vai ainda colocar nova sinalização turística para os enoturismos e produtores de vinho do concelho.