Alibaba vende mais que Amazon e eBay em conjunto

Alibaba vende mais que Amazon e eBay em conjunto

26 NOVEMBRO 2014
O número de consumidores nos marketplaces da Alibaba aumentou 52%, em termos anuais, no trimestre terminado a 30 de setembro. As vendas excederam, neste período, os 90 mil milhões de dólares, acima do valor combinado das vendas da Amazon e eBay em todo o mundo.

O gigante chinês é, agora, a empresa de comércio eletrónico mais valiosa do mundo. Na primeira apresentação de resultados após o início da sua cotação na Bolsa de Nova Iorque, em setembro, a Alibaba reportou um crescimento de 49% nas compras nos seus portais online face ao período homólogo de 2013. As receitas somaram mais 53,7%, para os 2,47 mil milhões de dólares no trimestre e o lucro líquido atingiu os 494 milhões de dólares.

O valor dos bens vendidos nos "marketplaces" da Alibaba totalizou os 90,5 mil milhões de dólares, enquanto o da eBay, excluindo as vendas de automóveis, não ultrapassou os 20,08 mil milhões de dólares. A Amazon não divulga estes valores mas a Internet Retailer estuma que esteja em torno dos 50 mil milhões de dólares.

As compras através de dispositivos móveis representaram 35,8% do valor total dos bens vendidos pela Alibaba. A maioria das receitas do operador chinês de "e-commerce" é gerada pelos "marketplaces" Taobao e Tmall que, conjuntamente, oferecem mais de mil milhões de produtos.