Teka investe 1,5 milhões de euros na fábrica de Ílhavo

21 JUNHO 2013

A comemorar 35 anos a equipar as cozinhas dos portugueses, a Teka continua a apostar no mercado nacional tendo investido, recentemente, cerca de 1,5 milhões de euros na ampliação da unidade de Ílhavo, para integrar a produção de uma nova linha de produto, os exaustores, criando mais 60 postos de trabalho.

A fábrica, portuguesa é uma das principais unidades de produção de todo o grupo, estando responsável pela produção de microondas, fornos de vapor, fornos combi, placas, gavetas de aquecimento e exaustores, tanto para o grupo Teka como também para muitas outras marcas. Com mais de 25 anos de experiência na produção de microondas, é a única fábrica da Península Ibérica e das poucas da Europa especialista neste produto.

Dedicada à comercialização de equipamentos profissionais e domésticos para cozinha e casa de banho, a Teka Portugal é uma das principais subsidiárias do grupo, registando uma faturação, em 2012, de 78 milhões, que representa um crescimento de 20% face ao ano anterior. A Teka afirma-se como líder nacional de eletrodomésticos de encastre e destaca-se por ser a única a oferecer uma gama totalmente integrada, que permite equipar uma cozinha do início ao fim com equipamentos da marca. Para além da marca Teka, a empresa comercializa a marca Küppersbusch, que se distingue pelo design e qualidade premium.

A Teka destaca-se pela elevada dinâmica de inovação nas funcionalidades e no design dos produtos, tendo introduzido alguns desenvolvimentos pioneiros no mercado. Entre estes encontram-se a chaminé ihood, que inclui um suporte multimédia para iPhone ou iPod, os fornos com tecnologia Hydroclean, que se limpam com apenas um copo de água ou o lava-louças isink, com painel "touch control". Também o forno de vapor, projeto totalmente desenvolvido pela Teka Portugal, veio introduzir a maior superfície útil, através da inovadora colocação do depósito de água.

A Teka Portugal em números

- 410 colaboradores

- Produção total: 500.000 de equipamentos/ano

- Área da fábrica: 23.000 metros quadrados

A Teka é um grupo industrial que opera em várias áreas de negócio, empregando aproximadamente 4.200 pessoas em todo o mundo. O Grupo Teka conta com 23 unidades fabris, subsidiárias em 32 países e o seu volume de negócios anual ultrapassa 800 milhões de euros.

A Teka Portuga l foi fundada em 1978 e é uma das mais importantes unidades comerciais e fabris do grupo Teka. Tendo iniciado a sua atividade apenas com a produção e comercialização de lava-loiças em aço inoxidável, tem vindo a fazer uma forte aposta na diversificação das suas áreas de intervenção. A Teka em Portugal produz atualmente microondas, fornos de vapor, placas de encastrar, exaustores e comercializa outros produtos importados quer das diversas fábricas do grupo, quer de outros fabricantes cuidadosamente selecionados.