Altri e Luís Simões desenvolvem solução com recurso a Gigalinera

2 DEZEMBRO 2014
A Altri e a Luís Simões desenvolveram uma parceria em Portugal que permite criar uma alternativa de transporte mais eficiente e ambientalmente mais sustentável. A solução consiste no desenvolvimento de veículos de transporte de 25,25 metros, designados por Gigaliners, e que passarão a fazer o transporte de pasta de papel entre a unidade da Altri na Leirosa (Celbi) e o Porto Marítimo da Figueira da Foz.

A Luís Simões colocará ao serviço da Altri oito veículos. O gigaliner é uma combinação de veículos composta por um camião de três eixos acoplado a um ‘dolly’ (pequeno chassi composto por dois eixos, conduzido por uma lança móvel em tudo semelhante a um reboque, com um prato de engate que permite o acoplamento de um semirreboque 13,62m). Esta combinação permite circular com um peso bruto até 60 toneladas (sendo o convencional até 40 ton), e cumpre os requisitos legais relativos ao raio de viragem (consegue descrever um círculo que não ultrapassa os 12,5m de raio de viragem e um raio interior de 5,3m) e, por ter oito eixos, apresenta pesos por eixo inferiores aos máximos permitidos por lei atualmente, permitindo uma redução estimada em cerca de 30% no desgaste nas vias rodoviárias, comparativamente ao desgaste provocado pelos veículos convencionais (de 5 eixos).

O impacto destes veículos far-se-á também sentir na redução do número de camiões a circular entre a unidade da Altri (Celbi) e o Porto da Figueira da Foz, em cerca de 33%, ou 4.0000 veículos por ano, bem como num menor consumo de combustível, reduzindo este consumo em cerca de 15% por tonelada/percurso percorrido”.

A solução é completamente customizada às necessidades da Altri e às características do transporte de pasta de papel, com fluxos tensos e janelas horárias reduzidas.

Os processos de estiva, amarração, descarga, movimentação e acessos no interior da unidade industrial da Altri (Celbi) e no Porto da Figueira da Foz foram alvo de redesenho e objeto de avultados investimentos, com o propósito de aumentar a eficiência global da operação.