IKEA constrói terceiro parque eólico na Polónia

26 JUNHO 2013

O Grupo IKEA e o Grupo Martifer inauguraram um parque eólico de 26 megawatts em Rymanów, no sudeste da Polónia.

Com 13 turbinas, o parque vai produzir até 61 GWh de energia por ano. Este novo parque eólico junta-se a outros dois que a IKEA já detém e opera neste país, totalizando 27 turbinas eólicas, que representam 30% da energia usada pelo Grupo IKEA nas suas lojas e instalações de distribuição e produção na Polónia.

O parque eólico de Rymanów permite à IKEA aproximar-se do objetivo de produzir energia renovável equivalente à que consome nas suas operações, até 2020. Globalmente, a IKEA já detém e opera 130 turbinas eólicas a nível global e instalou cerca de 300 mil painéis solares nas suas lojas e restantes edifícios. No ano fiscal de 2012, a empresa produziu energia renovável equivalente a um terço do seu consumo e reservou 1.500 milhões de euros para investir em energias renováveis, para se aproximar da meta dos 100% em 2015.

Além dos parques eólicos, a IKEA também tem investido em energia solar na Polónia. Três lojas IKEA naquele país recorrem a painéis solares para aquecer água e duas lojas e um centro de distribuição utilizam permutadores de calor subterrâneos, em conjunto com bombas de calor, para aquecer ou arrefecer os edifícios. A IKEA está, também, a tomar medidas para se tornar mais eficiente em termos energéticos, por exemplo, privilegiando soluções de iluminação mais eficientes, principalmente LED. A IKEA procura tornar-se 20% mais eficiente em termos energéticos até ao ano fiscal de 2015, em comparação com 2010.