Empresas necessitam de inovar marketing para conquistar clientes

3 DEZEMBRO 2014
76% dos empresários e líderes nacionais concorda que, tendo em conta o momento atual de relançamento da economia, as empresas necessitam de inovar o seu marketing para conquistar e fidelizar clientes mais eficazmente. Esta é uma das principais conclusões de um estudo desenvolvido pelo IPAM - The Marketing School que inquiriu um conjunto de 300 gestores de micro, pequenas, médias e grandes empresas que operam no mercado nacional.

A investigação demonstra ainda que é urgente a criação de uma nova geração de líderes empresariais (93%) focado no sector do Marketing (94%). A atitude de Marketing na liderança é, para os 300 inquiridos, considerada uma condição basilar para aumentar os índices de remuneração afetiva. Para o painel, a liderança é indissociável de sólidos conhecimentos técnicos e do negócio (80%), elevadas habilidades relacionais (79%) e comunicação motivacional (73%). Estas são as características que distinguem o “Gestor Coruja”, o perfil sobre o qual, de acordo com o barómetro do IPAM, recai a preferência de 91% dos inquiridos, contra os 6% que optam pelo “Gestor Elefante Vigilante”, profissional caracterizado pela larga experiência, mas adverso à mudança.

Quatro em cada 10 gestores (38%) admite que, atualmente, a sua empresa confere “bastante” importância à gestão de Marketing. O estudo revela ainda que a gestão estratégica de marketing nas empresas que atuam no mercado nacional está, essencialmente, assente na direção geral (42%) e no diretor de departamento (42%). Quase metade dos inquiridos (47%) admite que o líder de mercado é quem aplica as técnicas de marketing mais inovadoras no mercado em que se insere a respetiva empresa.