GS1 lança plataforma para responder às exigências da União Europeia

15 DEZEMBRO 2014
A GS1 Portugal, com o endorsement do Sector dos Bens de Consumo, desenvolveu a Sync PT, uma solução de sincronização de dados, entre os quais, nutricionais, comerciais, de marketing, logísticos. Esta plataforma conta já com mais de 750 empresas aderentes, entre as quais Auchan, SONAE, Intermarché, ECI, a NESTLÉ, Pesca Nova Delta e Danone.

A Plataforma Sync PT está assente no Sistema de Normas GS1 e não tem qualquer custo para Associados da GS1 até ao final de 2015. Segundo a empresa, esta é um repositório de dados de produto, fiáveis e de qualidade, com um ponto único de entrada para dados-mestre, permite que os mesmos dados sejam sincronizados entre produtores e retalhistas e disponibilizados aos consumidores, em tempo real, nas plataformas digitais (inclusive em aplicações móveis).

Redução de 25-55% na compatibilização de informação, otimização até 8% na gestão de encomendas e de artigos, redução até 8% nos erros de faturação, otimização até 8% nos custos de transporte e redução de 2-6 semanas no time-to-shelf. Estes são estes alguns dos benefícios da Plataforma Sync PT e Suécia, Alemanha, Bélgica, EUA ou França são exemplos de países onde a adoção plena de uma plataforma similar conduziu a benefícios substanciais para toda a cadeia de valor. Em todos, o fator escala foi preponderante”, revela em comunicado.

O Regulamento 1169/11/UE, que impõe novas regras para os canais de venda online e mobile do Retalho alimentar, já entrou em vigor. Agora, as marcas que não repliquem a informação dos rótulos físicos no digital arriscam a saída dessas plataformas.