Google lança Indoor Maps em Portugal

14 JANEIRO 2015
A Google passou a disponibilizar em Portugal o Indoor Maps, uma funcionalidade do Google Maps que permite aos utilizadores visualizarem mapas interiores detalhados, encontrarem pontos de interesse relevantes no interior e obterem informação útil.

Neste lançamento, a Google contou com a colaboração e o envolvimento de diferentes parceiros locais que permitiram implementar esta funcionalidade a estações de transporte públicos - metro e comboio -, museus, universidades, centros comerciais, palácios, entre outros espaços nacionais.

Palácio da Pena, Palácio Nacional de Sintra, El Corte Inglés em Lisboa e Vila Nova de Gaia, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto são apenas alguns dos espaços, dentro de uma lista composta por 49 locais nacionais, incluídos no lançamento.

Sempre que disponíveis, os mapas interiores, são automaticamente apresentados no telemóvel quando um utilizador faz a ampliação de um local no Google Maps. Além da navegação, eles permitem ainda a identificação de pontos de interesse específicos que poderão ser as lojas e secções presentes num centro comercial, o nº de cada sala em cada edifício da Universidade, passando pelas ATM's disponíveis num determinado local, etc. Sempre que um edifício tiver mais de um piso, o utilizador pode selecionar o andar bastando clicar no número do piso a que pretende aceder.

O Instituto Superior Técnico, também parceiro local, integrou ainda o Google Indoor Maps na aplicação da Universidade. Com a integração no Calendário, os alunos podem encontrar facilmente as salas de aula para cada dia e período, as salas de aula dos exames e obter as direções até ao local sem qualquer complicação.

Proprietários de espaços poderão também ajudar a melhorar e ampliar o número de mapas interiores disponibilizados. Desde que cumpram as diretrizes de conteúdos poderão carregar, a partir do computador, as plantas de um local público e contribuir para alargar a cobertura e detalhes do Indoor Maps.

Atualmente, estão disponíveis mais de 3 mil milhões de metros quadrados de plantas em todo o mundo. Acessíveis através de qualquer telemóvel (Android e iOS), o Indoor Maps está neste momento disponível em mais de 20 países, incluindo ainda Estados Unidos, Japão, Canadá, Brasil, Reino Unido e Austrália.