Costco destrona Carrefour como segundo maior retalhista do mundo

14 JANEIRO 2015
As cadeias norte-americanas Wal-Mart Stores e Costco Wholesale Corporation lideram o ranking global dos maiores retalhistas do mundo, desenvolvido pela Deloitte em parceria com a Stores Media, com base no desempenho financeiro, região geográfica, sector e atividade de e-commerce das 250 maiores empresas de retalho do mundo.

A Costco roubou a vice-liderança de longa data do Carrefour, que passou a ocupar a terceira posição, e ultrapassou também a Tesco nesta sua subida ao segundo posto. A cadeia britânica desceu três lugares, para o quinto, sendo também ultrapassada pelo grupo alemão Schwarz, que saltou do sexto para o quarto posto com as suas lojas de discount Lidl, entre outros ativos.

As receitas das 250 maiores empresas de retalho do mundo atingiram os 4,4 biliões de dólares em 2013, cada uma com uma média de mais de 17,4 mil milhões de dólares, de acordo com o estudo “Global Powers of Retailing 2015, Embracing Innovation”. O crescimento, que começou a abrandar em 2011, manteve essa tendência em 2013, com as receitas do top 250 a crescerem 4,1% face aos 4,9% registados em 2012. Apesar deste abrandamento, quase 80% destas empresas (199) aumentaram as suas receitas em 2013. “O ritmo lento da economia mundial em 2014 retraiu financeiramente muitos consumidores e as vendas de retalho foram afetadas. O crescimento global deste sector em 2015 irá depender fortemente da estabilidade económica das maiores economias. A China e a Zona Euro, e também algumas das principais economias emergentes, enfrentaram um 2014 particularmente difícil. Já as economias norte-americana e britânica continuaram a mostrar um desempenho positivo, com os indicadores a prever um forte crescimento em 2015 e provavelmente nos anos seguintes,” afirma Luís Belo, responsável pela indústria de Consumer Business e sócio da Deloitte Portugal.