Dachser renova certificação na área das tecnologias de informação

16 JANEIRO 2015
O Grupo Dachser acaba de ver renovada e reforçada a sua certificação na área das tecnologias de informação (TI), mais precisamente de acordo com a norma DIN ISO/IEC 27001. A segurança da informação constitui para a multinacional alemã um processo de melhoria contínua, e não algo esporádico, na dinâmica do grupo, afirma a empresa em comunicado. Neste âmbito, a Dachser organiza anualmente auditorias aos seus sistemas de TI e, a par disso, tem atualmente a empresa TÜV Süd a rever todo o seu processo de desenvolvimento de software.

Há mais de 25 anos que a Dachser tem desenvolvido internamente todo o seu software e ferramentas online. De um total de 280 funcionários a trabalhar na sede do grupo em Kempten, cerca de uma centena dedica-se atualmente ao desenvolvimento de soluções informáticas: DOMINO e OTHELLO (software de gestão dos serviços de transporte terrestre e de transporte aéreo e marítimo, respetivamente), MIKADO (gestão do armazém) e EDI (Electronic Data Interchange) são apenas alguns exemplos. Todas estas aplicações são desenvolvidas e atualizadas semanalmente na Dachser, de forma centralizada para todas as filiais do mundo.

O intercâmbio eletrónico de dados aumentou a bom ritmo nos últimos anos e, consequentemente, cresceram também as exigências em matéria de segurança. Hoje, na Dachser, 80% de todas as ordens de transporte já são processadas eletronicamente.

A Dachser foi certificada de acordo com a ISO 27001 em dezembro de 2011, tendo sido um dos primeiros operadores de logística a fazê-lo. No processo, foram examinados um conjunto de aspetos de segurança da informação, como proteção contra ataques cibernéticos, segurança das aplicações de Internet, a gestão de risco, planeamento de emergência ou ainda as normas de confidencialidade.