Sonae alcança vendas de 4,75 mil milhões de euros no retalho

22 JANEIRO 2015
O volume de negócios das unidades de retalho da Sonae - Sonae MC e Sonae SR - cresceu 2,7% em 2014, para o valor 4.751 milhões de euros, apresentando uma tendência positiva tanto no retalho alimentar como no retalho não-alimentar.

A Sonae MC registou um aumento de 1,3% do volume de negócios, para 3.461 milhões de euros, reforçando a sua quota de mercado no sector de retalho alimentar. O Continente alargou a sua posição de liderança em um ponto percentual. “A área de retalho alimentar da Sonae demonstrou capacidade para responder rapidamente às mudanças nos hábitos dos consumidores, disponibilizando a maior variedade de produtos de marca própria (que representaram aproximadamente 30% das vendas nas categorias FMCG), bem como de marcas de fornecedor”, explica a empresa.

A empresa acrescenta que "o Cartão Continente representou mais de 90% das vendas, demonstrando o verdadeiro compromisso da Sonae com a poupança das famílias e permitindo customizar promoções e reforçar a fidelidade dos clientes”.

O desempenho da plataforma de comércio eletrónico da Sonae MC, que alcançou um crescimento de 10% das vendas online”, destaca também o grupo.

O volume de negócios da Sonae SR ascendeu a 1.290 milhões de euros, aumentando 6,6% face ao ano anterior. Segundo a Sonae, esta melhoria foi conseguida “graças às medidas implementadas nos últimos anos, nomeadamente no desenvolvimento e expansão de novos conceitos nos vários negócios, redimensionamento da rede de lojas, implementação da estratégia omnicanal, já em curso na Worten, e reforço do negócio internacional através de uma abordagem capital light. A implementação dos novos conceitos contribuiu para que, durante 2014, as vendas por metro quadrado tenham aumentado em todos os negócios da Sonae SR, tanto em Portugal como em Espanha”.

Em Portugal, o volume de negócios da Sonae SR aumentou para 930 milhões de euros, 6,1% acima de 2013, impulsionado pelo desempenho de todos os formatos. Internacionalmente, o volume de negócios da Sonae SR aumentou 7,8% face ao ano anterior, atingindo 359 milhões de euros.