Staples acorda a compra da Office Depot

5 FEVEREIRO 2015
A Staples acordou comprar a Office Depot, o seu concorrente mais direto, numa oferta no valor de 6,3 mil milhões de dólares.

As negociações entre a Staples e a Office Depot iniciaram em setembro passado e o negócio deverá agora ficar concluído no final de 2015.

Segundo a Reuters, a Staples concordou pagar 7,25 dólares em dinheiro e ceder 0,2188 das suas ações por cada título da Office Depot. O negócio está sujeito à aprovação da autoridade da concorrência.

Esta fusão vem permitir à Staples reforçar-se perante a sua concorrência, numa altura que que as cadeias especialistas em material de escritório se debatem com a acesa concorrência protagonizada por retalhistas online como a Amazon ou grandes operadores de retalho como a Walmart. Recorde-se que, já em 2013, a Office Depot e a OfficeMax concordaram fundir os seus negócios.

A Staples espera gerar pelo menos mil milhões de dólares em poupanças de custos no terceiro ano fiscal após a concretização desta fusão. A maioria destas sinergias serão feitas através de reduções de despesas administrativas, marketing, cadeia de abastecimento, otimização da rede de lojas, eficiências nas compras e nos recursos humanos.

A entidade resultante da fusão terá vendas combinadas no valor de 39 mil milhões de dólares e, segundo disse Ron Sargent, CEO da Staples, numa conferência com os analistas, irá permitir-lhe investir em preço, serviço, sortido e no comércio eletrónico, dada a complementaridade de ambas as empresas. “Dar-nos-á uma oportunidade única para acelerar o que temos vindo a fazer. Há sempre modo de nos tornarmos mais competitivos, particularmente face aos nossos concorrentes online”.