Valor gasto com cartões Visa aumentou mais de 11% em Portugal

6 FEVEREIRO 2015
Em 2014, o valor gasto no ponto de venda com cartões Visa aumentou mais de 11% em Portugal, de acordo com os resultados financeiros apresentados pela Visa Europe. Este aumento de dois dígitos situa-se bem acima da média europeia (9.4%) e é suportado, também, por um aumento de 47% no volume de transações online, que ultrapassou os 162 milhões de euros.

Apesar do atual cenário económico, o valor gasto no ponto de venda pelos utilizadores de cartões Visa em Portugal excedeu os 26 mil milhões de euros, um valor para o qual contribuiu a evolução registada no comércio eletrónico e a utilização de cartões Pré-pagos”, refere Sérgio Botelho, Country Manager da Visa Europe em Portugal.

Os resultados financeiros para o ano fiscal de 2014 demonstram ainda que os portugueses estão cada vez mais a usar os seus cartões Visa para despesas diárias, com uma média de 57,4 transações por cartão no ponto de venda, valor que representa um aumento de 15% face ao período anterior.

Com mais de 665 milhões de transações efetuadas no ponto de venda ao longo de 2014, os resultados demonstram também que, em Portugal, 1 euro em cada 4,24 euros foi gasto com cartões Visa. Em 2013, este rácio era de 1 euro por cada 4,52 euros.

O segmento de cartões Pré-pagos foi o que registou o maior crescimento em utilização no ponto de venda, com um aumento de 53%.

Os resultados de 2014 mostram que existem agora mais de 500 milhões de cartões Visa em circulação, um para cada adulto na Europa, mais de 100 milhões dos quais são Contactless. Por cada 6 euros gastos na Europa, 1 euro é gasto com cartões Visa e o total gasto no ponto de venda ultrapassou os 1,5 biliões de euro, um aumento de 9,4% face a 2013, com 37 mil milhões de transações. O montante total movimentado com cartões Visa, incluindo transações nas caixas automáticos (ATM’s), ultrapassou os 2 biliões de euros. O e-Commerce cresceu 17%, para mais de 280 mil milhões de euros.