Mateus Nicolau de Almeida eleito jovem enólogo do ano

6 FEVEREIRO 2015
Na edição de 2014, dos Prémios W de Aníbal Coutinho, Mateus Nicolau de Almeida da Muxagat Vinhos, foi o grande vencedor da categoria de "Jovem Enólogo do Ano". Para além deste prémio, teve também nomeações para Melhor Produtor de Vinhos, Melhor Vinho Branco (Muxagat Xistos Altos 2012) e Melhor Rosé (Muxagat Rosé 2013).

Mateus Nicolau de Almeida faz parte de uma geração de novos produtores que se fixou no Douro. Nasceu na cidade do Porto, numa família com fortes ligações aos vinhos do Porto e Douro. Depois de ter estudado e trabalhado em França, feito vindimas pelo mundo fora, começou em 2003 um projeto de raiz, a Muxagat Vinhos, procurando a diversidade e exploração das infinitas facetas do Douro Superior, abrindo espaço para novas perspectivas.

Em Portugal, os vinhos Muxagat são distribuídos pela PrimeDrinks. Do portfólio Muxagat fazem parte o Mux Tinto, Mux Branco, Muxagat Rosé, Muxagat Tinta Barroca e Muxagat Os Xistos Altos.

Os Prémios W, são organizados pelo conceituado crítico de vinhos, enólogo e formador, Aníbal Coutinho, que ao longo de 2014 apreciou as movimentações do sector vitivinícola nas mais diversas vertentes.