Setor cervejeiro aumenta produção e exportações em 2014

Setor cervejeiro aumenta produção e exportações em 2014

12 FEVEREIRO 2015
O setor cervejeiro registou um aumento na produção total de cerveja em 0,7 por cento, em 2014, incluindo um assinalável crescimento nas exportações em 4,6 por cento face ao período homólogo. Indicadores que foram divulgados pelo presidente da APCV – Associação Portuguesa dos Produtores de Cerveja, João Abecasis, no balanço da atividade do setor cervejeiro.

Em 2014, a produção total de cerveja atingiu os 7.290 milhares de hectolitros, registando um crescimento de 0,7 por cento face ao ano anterior (7.237 milhares hl).

A quota de comercialização do canal Horeca face à do canal Alimentar subiu 1,3 por cento em relação a 2013, passando a valer 64 por cento do mercado total. Este aumento ficou a dever-se essencialmente ao crescimento do turismo e é um indicador positivo que ajudou a contrariar a quebra de 5,6 por cento no canal Alimentar.

Sustentar o crescimento do consumo fora de casa exige, assim, a reposição da taxa de IVA nos 13 por cento no canal Horeca, enquanto medida de estímulo ao setor da Restauração e Hotelaria, tão importante para a economia nacional, e de receita fiscal para o Estado.

Por último, de registar um aumento de 3,8 por cento na produção de malte nacional, atingindo quase as 74 mil toneladas, um sério indicador do peso do setor cervejeiro na agricultura nacional e no contributo para a empregabilidade.