Centromarca lança plataforma digital Bookmarca

13 FEVEREIRO 2015
Já está operacional a plataforma digital www.bookmarca.pt concebida pela Centromarca, um website pioneiro no país que reúne de forma intuitiva momentos importantes de mais de 50 marcas em Portugal nas últimas décadas.

A Bookmarca permite ao utilizador/consumidor navegar de uma forma intuitiva pelos últimos anos da comunicação de marcas em Portugal, e reviver centenas de conteúdos de que todos nos lembramos da TV, Rádio, Imprensa e Web. Este é um importante desafio da Centromarca e está finalmente disponível a quem deseje fruir de bons momentos de marketing e comunicação das marcas nossas associadas. De fácil consulta para quem quer recordar ou conhecer as campanhas que nos marcaram nas últimas décadas, é também uma plataforma muito útil ao nível académico, uma vez que pretendemos concentrar um portfolio muito rico de comunicação de marcas e que servirá para perceber a evolução da comunicação e promoção das marcas no nosso país”, comenta Pedro Pimentel, Diretor Geral da Centromarca.

O objetivo do Bookmarca é reunir a originalidade, a coragem em inovar, mas, sobretudo, a capacidade que as marcas têm tido ao longo do tempo, nalguns casos de décadas, para se renovar, adaptando-se à exigente concorrência e à permanente evolução do mercado.

A partir da página de entrada, o utilizador, navegando horizontalmente, pode selecionar a marca e a timeline que pretende consultar. Depois, escolhida a marca, navegando verticalmente na timeline respetiva, pode consultar cronologicamente todos os pontos altos da sua comunicação ao longo dos anos, nalguns casos, décadas.

Os conteúdos ou marcos históricos aparecem com uma breve explicação associada e em diferentes formatos multimédia – vídeo, imagem ou som. Poderão também ser partilhados em qualquer uma das redes sociais, potenciando a viralidade do website e dos conteúdos das marcas.

O contexto económico e social do lançamento das marcas, produtos e/ou das respetivas campanhas podem ser consultados sempre que desejado. O utilizador será conduzido para outros sites com mais informação, se assim o pretender.

Para tornar a plataforma mais dinâmica, é ainda possível aos utilizadores contribuírem eles próprios com conteúdos – necessariamente filtrados antes da sua colocação online – enriquecendo assim a plataforma e estimulando a interatividade.

O website, desenvolvido pela More, foi elaborado com Responsive Design, permitindo uma fácil visualização que se adapta a qualquer plataforma móvel.