Mondelèz atenta a potenciais aquisições

Mondele¯z

24 FEVEREIRO 2015
A Mondelèz International continua atenta a potenciais aquisições de empresas, de forma a complementar a sua oferta, nomeadamente nos mercados emergentes.

A garantia foi dada por Irene Rosenfeld, CEO da empresa, na conferência Consumer Analyst Group of New York (CAGNY), realizada recentemente.

De acordo com a gestora, a empresa está particularmente atenta a oportunidades na Rússia, China e Índia relacionadas com todas as categorias de snacks. “O nosso objetivo é concorrer em todas as categorias de snacks em cada um dos nossos mercados estratégicos”, assumiu. “Atualmente, na maioria dos nossos mercados emergentes, temos uma presença significativa apenas numa ou duas categorias”, acrescentou, ressalvando o caso do Brasil como a exceção a esta regra.

Em novembro passado, a empresa comprou a empresa vietnamita Kihn Do, no âmbito desta estratégia de reforço nos mercados emergentes, que já representam 38% das suas receitas e continuam a apresentar elevadas taxas de crescimento. “Apesar dos mercados emergentes terem desacelerado ligeiramente, ainda crescem a um ritmo de 7%”, destacou Irene Rosenfeld.

Mas não é só nos mercados emergentes quer a Mondelèz está atenta a potenciais aquisições. Nos mercados desenvolvidos, a empresa irá também procurar reforçar o seu portfólio e, para tal, não descarta ir às compras. Recentemente comprou a Enjoy Life Foofs, uma empresa norte-americana líder nos snacks “livres de”, com vendas anuais no valor de 40 mil milhões de dólares. Com sede no Illinois, a Enjoy Life Foods tem uma gama composta por mais de 40 produtos, incluindo bolachas, chocolates e salgados sem glúten e indicados para pessoas com intolerâncias alimentares. Conjuntamente, estes produtos respondem às necessidades de aproximadamente 90% de todas as alergias alimentares e poderão começar a ser vendidos, também, nos mercados internacionais.